O Grupo

A minha foto
Fátima, Portugal
CSM | Joana Santos | Luís Neto | Marco Santos | Sandra Gonçalves

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Apresentação Final do Projecto

Durante este ano, trabalhámos no nosso projecto, O Ouro do Futuro, para dessalinizar água salgada e torná-la apta para consumo. Como todos os outros trabalhos projectos, o grupo passou por bons e maus momentos e algumas dificuldades e barreiras. 
Para além do objectivo principal, um dos objectivos que tinham de ser cumpridos era a criação do blog, a elaboração de um poster de informação/sensibilização e ainda um portfólio.
Contudo, o projecto final foi bastante positivo.

Ao estudarmos ao longo do ano vários processos de dessalinização, concluímos que o melhor seria por osmose inversa (como o utilizado nas centrais de dessalinização), mas como o nosso projecto era direcionado para um habitação, o melhor método era por energia solar, de maneira a que o gasto de energia seja pouco, poupando assim o ambiente e dinheiro. Para isso, criámos um dessalinizador solar 3D, como se pode ver nas seguintes imagens.




Este dessalinizador tem então aplicação em jardim, e esperamos que esteja aplicado no futuro em muitas habitações, como no caso dos painéis solares.

Assim, chegámos ao fim do nosso projecto, no qual tanto trabalhámos.

No dia 30 de Abril, sexta feira, apresentámos o nosso projecto no auditório do colégio, durante a tarde. Demos a conhecer o nosso projecto a várias turmas do ensino secundário, com o principal objectivo de elucidar a população juvenil tambem para a falta de água potável no Mundo, de maneira a que saibam gerir este recurso da melhor maneira.
Esperamos que no próximo ano lectivo, haja estudantes a dar continuidade ao projecto, visto também ser o Ano Internacional da Quimica em 2011, e estaremos propostos a colaborar no que for necessário.
Esperemos ter conseguido fazer chegar o nosso projecto à comunidade e caso seja preciso alguma, basta mandar um email.

Alguns conselhos para projectos futuros:
Temas criativos, inovadores, pouco explorados, com grande parte prática. Temas relacionados com o ambiente e novas tecnologias são sempre uma grande aposta. Com esses futuros projectos, participem no máximo de concursos possíveis.


Damos assim por terminado o nosso projecto, O Ouro do Futuro, apresentando uma grande aposta para o futuro, um dessalinizador solar!

Bom resto de ano para todos,
Joana Santos, Luís Neto, Marco Santos, Sandra Gonçalves